Um novo estudo publicado pela revista The Lancet, um dos mais importantes periódicos médicos mostrou benefício na realização de mamografia em mulheres de 35 a 39 anos que tenham histórico familiar de câncer de mama.

Nesta pesquisa 2.900 mulheres, entre 35 e 39 anos, que apresentavam fatores de risco familiar (câncer de mama ou ovário em parente de 1º grau ou parentes de 2º grau) e, foram seguidas com mamografia anual e comparadas com um grupo controle (sem mamografia).

Os resultados mostraram que as mulheres que realizaram mamografia entre 35 e 39 anos apresentaram 80% de tumores iniciais (menores de 2 cm) comparado com 45% nas que não realizaram, 80% delas não apresentavam metástase linfonodal comparado com 46% nas que não realizaram mamografia e o beneficio em redução de mortalidade quando realizada a mamografia anual entre 35 e 39 anos é o mesmo que quando realizado após os 40 anos.

Esta publicação suporta que a mamografia tem benefício significativo após os 35 anos em pacientes que apresentam fatores de risco para o câncer de mama.

Evans, DG et al. Final Results of the Prospective FH02 Mammographic Surveillance Study of Women Aged 35-39 at Increased Familial Risk of Breast Cancer. EClinical Medicine (Published by THE LANCET) 7 (2019); 39-46.