Um novo medicamento acaba de receber aprovação pela Anvisa para uso em pacientes com câncer de mama metastático. Palbociclib é um medicamento que age por mecanismo de ação novo, e promete revolucionar o tratamento do câncer de mama que apresenta receptores hormonais.

Em torno de 75% dos cânceres de mama apresentam receptores para hormônios femininos. Um dos tratamentos mais efetivos usados atualmente é bloquear esses hormônios (alguns exemplos destes medicamentos são o Anastrozol, o Letrozol e o Exemestano).

Pesquisadores descobriram que nesse tipo de câncer existe uma alteração importante da regulação da multiplicação celular, o que faz as células do câncer crescerem e se multiplicarem mais rapidamente. Em laboratório, cientistas identificaram que para que a proliferação das células do câncer ocorresse era necessária a regulação da multiplicação das células pelas CDK (Cyclin Dependente Kinase), que são um tipo de proteína normal do corpo. Sem o funcionamento da CDK do tipo 4/6 a célula do câncer interrompia a multiplicação e acabava morrendo.

Em um estudo com pacientes, o uso de Palbociclib duplicou o tempo de controle do câncer de mama quando tomado em conjunto com Letrozol. Em mulheres que apresentaram recidiva de câncer de mama com receptores hormonais, a combinação dessas duas medicações conseguiu controlar a doença por quase dois anos, um resultado considerado excelente em comparação com as medicações anteriormente utilizadas nesses casos.

Outra grande vantagem dessa classe de remédios é seu baixo perfil de efeitos colaterais, que não é tão difícil de tolerar quanto o da quimioterapia, e o fato de serem administrados em comprimidos.

O tratamento do câncer de mama evoluiu muito nos últimos anos, o índice de cura aumentou incrivelmente com as novas técnicas cirúrgicas, a radioterapia e os novos medicamentos. Com o progresso da medicina, pacientes que antes tinham poucas opções de tratamento hoje conseguem viver muitos anos com qualidade de vida. Mesmo nas mulheres que têm doença metastática e não podem ser curadas, muitas novas opções de tratamento estão disponíveis. O Palbociclib é mais um medicamento que vem somar no tratamento e controle do câncer.

#cancerdemama #palbociclib

#cancerdemamametastatico #quimioterapia #mastologia #oncologia

#mastologista